Contrato Terapêutico




MODELO LIBERADO PARA CÓPIAS E PERSONALIZAÇÕES

ATUALIZADO EM AGOSTO DE 2021


APRESENTAÇÃO 

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PSICOTERAPÊUTICO

“Se nossos pensamentos ficam abarrotados de significados simbólicos distorcidos, pensamentos ilógicos e interpretações erradas, nos tornamos na verdade, cegos, surdos e mudos sobre a nossa verdadeira essência e sobre a realidade que nos cerca (Adp. A. Beck).

Bem-vindo à psicoterapia, seremos parceiros (as) neste processo dinâmico e enriquecedor que é a Psicoterapia Cognitiva Comportamental.

Quando falamos em enquadre terapêutico, estamos falando da importância do contrato(combinado) que será feito entre terapeuta (eu) e cliente (você) ou pessoa responsável pelo cliente. Este combinado é uma das primeiras etapas do processo terapêutico, seguido da avaliação e plano psicoterapêutico e seus devidos encaminhamentos. Nosso combinado é realizado tanto verbalmente quanto por escrito, sempre de forma objetiva e clara, nele há no mínimo a delimitação: dos papéis, do lugar, do horário, honorários e da ética.

Papéis: ao psicólogo-terapeuta cabe à escuta técnica e reflexiva, as intervenções, as orientações e os encaminhamentos, ao cliente a tarefa de expressar suas necessidades sem medo ser julgado (o que sente, pensa e faz), falar sobre como está se sentindo no processo terapêutico, tirar dúvidas e seguir as orientações ligadas aos objetivos do seu tratamento.

Lugar: local físico ou virtual (clínica, residência ou instituição) onde a psicoterapia vai ocorrer.

Horários: dias e horários acordados.

Faltas e atrasos: devem ser informados sempre com antecedência.

Honorários: valores e formas de pagamento.

Ética: Ambos têm ética, o terapeuta deve realizar seu trabalho de modo ético e humano, pautado nas diretrizes éticas do seu conselho e direitos humanos e o cliente mostrar em sua conduta respeito e colaboração.

A formalização do contrato tem a finalidade de proteger o espaço da psicoterapia, nos seus mais diversos aspectos, tais como: direitos e deveres do cliente e do terapeuta.

É importante lembrar que a psicoterapia se refere a um tratamento específico, e seu tempo de duração pode ser curto, médio ou de longo prazo. A ênfase é dada às questões emocionais e comportamentais que serão tratadas com meios psicológicos.

A estrutura geral das sessões reflete o modo como o cliente será atendido (a), e como sua psicoterapia será organizada, como o terapeuta agirá e conduz irá o processo terapêutico.

Nesta estrutura há sensibilidade e flexibilidade, e um interesse genuíno nos casos atendidos.

Na relação terapêutica há empatia e compromisso, e está se dá por meio de uma parceria dinâmica e construtiva com o cliente e/ou seus responsáveis.

Você deve ler este contrato com calma e atenção, tirar as dúvidas que surgirem, e em seguida assinar (física ou virtualmente) as duas vias se estiver de acordo, uma via ficará com você (o cliente) e outra com o terapeuta.

Os panoramas gerais dos programas psicológicos são organizados de acordo com as questões a serem trabalhadas e personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, no geral temos sessões sobre: Diálogo Livre, Formalização do Contrato, Avaliação Psicológica, Questionários e Inventários, Devolutivas, Metas Psicoterapêuticas, Processos psicoterapêuticos no modelo Cognitivo Comportamental seguido dos seus devidos encaminhamentos e orientações.

Se você quiser conhecer mais sobre a Terapia Cognitiva Comportamental, e só investir na compra destes livros. Esta ciência incrível tem mudado a vida de muitas pessoas, os livros indicados foram escritos por psicólogos, possuem forte respaldo científico, mas a linguagem é acessível.

Boa leitura!



CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PSICOTERAPÊUTICO

“Em se tratando da nossa mente: só porque pensamos que algo é verdade, não significa, necessariamente, que seja verdade mesmo, a mente é especialista em nos pregar peças,distorcer fatos e fantasiar experiências ” (Adp. J. Beck)

Você deve ler este contrato com calma e atenção, tirar as dúvidas que surgirem, e em seguida assinar se estiver de acordo. Esteja ciente que as BASES TEÓRICAS, a RELAÇÃO e o ESPAÇO TERAPÊUTICO, estão pautados nos princípios psicológicos do modelo Cognitivo Comportamental, e durante o processo de psicoterapia você será atendido (a) e psicoeducado (a) neste modelo.

Este modelo preconiza que há uma relação entre o pensar-sentir-agir, natural de todos os processos psicológicos. Sendo esta uma das razões, para que a ênfase desta terapia seja a forma de pensar sobre si, o outro e o futuro,além das crenças funcionais e disfuncionais desenvolvidas ao logo da vida. Por meio da escuta ativa, métodos e técnicas cognitivas e comportamentais, promoveremos o autoconhecimento, autonomia e a resiliência.

A relação terapêutica nesta modalidade é dinâmica e interativa, cliente e terapeuta trabalham juntos, sendo assim é importante sua participação ativa nas sessões.

O local do atendimento poderá ser físico (clínica) ou virtual (Skype, GoogeMeet, WhatsApp a afins), ou ainda a depender do programa psicológico estabelecido atendimento domiciliar e institucional.

DURAÇÃO: O período da psicoterapia é determinado pela natureza da queixa, sua complexidade e necessidades pessoais do cliente. Vale ressaltar que as pessoas são únicas e a mente humana não se transforma com a facilidade e velocidade que muitos almejam. O ideal é que aos poucos você desenvolva habilidades, competências de enfrentamento e resiliência suficiente, para lidar com sua vida de forma saudável e assertiva e de modo autônomo e responsável.

Parte I: Cada sessão individual tem a duração de 50 minutos. O ideal é que você faça uma sessão por semana. Em casos em que a queixa for relacionada à dependência química, doenças incapacitantes, risco de suicídio, adolescente com sérios problemas socioemocionais ou pessoa idosa a família ou cuidador será inserido periodicamente em todo o processo.

Parte II: As sessões em grupo ou atendimento domiciliar terão duração de 90 minutos, e seguirão as mesmas diretrizes deste contrato, mas com suas próprias especificidades. Os valores destas sessões são diferentes da individual, será acordado diretamente com o cliente.

CONFIDENCIALIDADE/SIGILO: Você é encorajado (a) a discutir questões e experiências pessoais livremente, sem medo ou vergonha de ser julgado (a), ou ter suas confidencias traídas. As informações compartilhadas nas sessões são mantidas em estrita confidencialidade e sigilo, não serão reveladas sem o seu consentimento prévio. Todavia, o Código de Ética da Psicologia, não garante confidencialidade e sigilo em situações onde sua vida ou de alguém próximo a você esteja em risco, ou ainda situações em que crianças, adolescentes e idosos sejam expostos, por exemplo, a abuso sexual ou físico, ou negligência.

SUPERVISÃO DE CASO: É de praxe na profissão do psicólogo, contar com supervisão dos casos atendidos, ou seja, discutir casos com um terapeuta mais experiente e confiável para assim garantir maior eficácia/efetividade nas ações, no entanto os dados pessoais do cliente serão omitidos ou muitas vezes nem citados.

HONORÁRIOS: O valor de cada sessão poderá ser pago no início ou final de cada sessão diretamente para mim, ou no acordo semanal, quinzenal ou mensal. Ou ainda você poderá realizar um depósito bancário prévio ou de acordo com o que combinarmos. Para o caso de pacotes mensais, os critérios de pagamento serão os mesmos, a não ser que haja um novo acordo entre as partes este combinado será mantido, e se houver reajuste nos valores das sessões você será avisado (a) antecipadamente.


HORÁRIOS, FALTAS E REMARCAÇÕES: Os horários das sessões já acordados deverão ser respeitados por mim e por você. LEMBRE-SE é um direito dos psicólogos (as) diante das faltas (independente dos motivos) receberem normalmente pelos serviços prestados (afinal o horário reservado é seu e não é comum ser substituto por outro cliente), a flexibilidade quanto a este item cabe somente ao psicólogo, neste caso o que faço para ajudar meus clientes: DIANTE DAS FALTAS (independente do motivo) cobrar a uma taxa da reserva do seu horário (presencial ou online), sendo o valor 50% do valor da sessão. No entanto SE EU FALTAR, VOCÊ NÃO SERÁ COBRADO (a) das sessões, caso eu não possa fazer a reposição desta. É importante que as faltas ocorram apenas por assuntos urgentes ou graves, para que o seu processo psicoterapêutico não fique comprometido. Nossas férias, viagens e cirurgias, precisam ser organizadas de modo que não comprometa o seu processo psicoterapêutico, se possível às sessões deverão ser antecipadas ou outras formas de apoio deverão ser planejados.

DESCONFORTO COM A PSICOTERAPIA: Você é livre para expressar seu real interesse e acreditação no processo psicoterapêutico e na profissional que lhe atende. Poderá também expor dúvidas, anseios e desconforto que venha surgir durante seu tratamento.

CONTATOS DE URGÊNCIA: Em caso de questões urgentes você poderá entrar em contato comigo ou mandar mensagens por telefone: (11) 9 7237-1450 (Vivo), ou ainda me enviar e-mail <monicaleiteagenda@gmail.com>. Uma solicitação quinzenal de orientações breves por telefone ou e-mail você não será cobrado (a), mas se exceder esta quantidade deverá pagar o valor equivalente a 50% do valor da sua sessão.

MEDICAMENTOS: Nas consultas realizadas por psicólogos NÂO SÃO RECEITADOS MEDICAMENTOS este procedimento é praticado pelos profissionais da medicina: MÉDICO E PSIQUIATRA.

RELIGIÃO: A religiosidade e a espiritualidade fazem parte da expressão humana, tão importante como qualquer outro objeto de estudo da Psicologia, pois são aspectos constituintes da subjetividade humana, e a Psicologia como ciência da subjetividade e do comportamento humano não deve negá-la e nem a ignorá-la, mas sim compreendê-la. Não é papel da Psicologia apoiar ou negar o que dizem as religiões sobre a existência de uma realidade ou ser sobrenatural. E o(a) psicólogo (a) não deverá de MODO PREJUDICIAL E ANTIÉTICO “MISTURAR” PSICOLOGIA COM RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE, como se fossem uma "coisa" só, já que são conhecimentos distintos entre si nos seus diversos aspectos. É dever do psicólogo (a) RESPEITAR e COMPREENDER todas as PESSOAS QUE LHE PROCURAM INDEPENTENDE da sua RELIGIÃO, oferecendo ACOLHIMENTO, ESPERANÇA e tratamento de acordo com sua expertise profissional.

LIBERDADE PARA DESISTÊNCIA: Você tem total liberdade para desistir do processo psicoterapêutico a qualquer momento, ficando livre para buscar outros profissionais se assim o quiser, pede-se apenas que este encerramento seja feito com pelo menos alguns dias de antecedência da data da desistência, para que eu possa fazer a devolutiva de encerramento e devidos encaminhamentos do seu caso.

RESPONSABILIDADES: Não será permitido qualquer tipo de agressão ou violência (física ou verbal) ou qualquer comportamento que coloque em risco este tratamento e o meu profissionalismo, ambos devemos com seriedade, respeito e ética trabalhar juntos neste processo. E conversar, sempre, sobre quaisquer situações que surgir e que venha colocarem risco ou gerar prejuízos no processo terapêutico.

Eu, Mônica Dias Santos Leite - Psicóloga (CRP 06/91797), sou a parte contratada desta relação, e já estou deixando aqui todas as páginas deste documento assinado.

Eu,________________________________________________________, cujo CPF

é________________________ e contatos _______________ e/ou _______________,

sou o (a) contratante desta relação.

Assinale a modalidade de psicoterapia escolhida por você:

▪Presencial Individual ( ), o valor de cada sessão será de R$ ____________, a forma de pagamento escolhida foi __________________________________________________.

▪Presencial Domiciliar ( ), o valor de cada sessão será de R$ ____________, a forma de pagamento escolhida foi ________________________________________________.

▪A Distância – Online ou ______________________ ( ) o valor de cada sessão será R$ _________ por mês; a forma de pagamento escolhida foi __________________________.

▪Outros (mista online e presencial) ( ), e o valor de cada sessão será de R$ ____________(presencial) e ____________ (online), a forma de pagamento escolhida foi _______________________________.

▪Outros (familiar e institucional) ( ), e o valor de cada sessão será de R$ ____________, a forma de pagamento escolhida foi __________________________________________.

Eu_________________________________________CPF_________________________li e compreendi, tive a oportunidade de fazer perguntas e tirar as dúvidas necessárias e concordo com todos os itens deste contrato.



_______________________ ______________________

Contratante Contratada

Osasco, SP _______/____________/ ______


PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SERVIÇO PSICOTERAPÊUTICO

TOTAL DE HONORÁRIOS

Cliente: ___________________________________________________________Valor total/mensal das sessões: R$ ________________

Forma de pagamento:__________________________________________________

Data do pagamento: ____________________

Período do pagamento: semanal ( ) quinzenal ( ) mensal ( )

INFORMAR A CONTA PARA DEPÓSITO, PIX ou outros meios de pagamentos. 

Observação: Ao realizar depósito bancário, você deverá me informar e entregar ou enviar por e-mail ou WhatsApp o comprovante de pagamento.

Fique à vontade para me lembrar de emitir seus recibos de pagamentos, ou até mesmo relatório ou encaminhamento psicológico caso seja necessário para que você possa receber reembolso das suas sessões pelo seu convênio, cartão de desconto, empresa ou ainda para apresentar na declaração de imposto de renda.

Se houver dificuldades financeiras, não é necessário encerrar prontamente seu processo terapêutico, podemos conversar e com calma resolver juntos (as) a questão.


Mônica Dias Santos Leite

Psicóloga - Psicóloga CRP 06 91797

Ano vigente (2021)


“Existe mais na superfície do que nosso olhar alcança” (A. Beck)

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bem elaborado este contrato psicoterapêutico, obrigada por compartilhar !

Unknown disse...

Excelente material, parabéns. Irei usar este modelo de contrato de não se importar.

Anônimo disse...

Meu deus, perfeita! Me ajudou muito

blog do Rodrigo Caldeira disse...

Muito completo e bem específico este contrato, todo amarradinho, sem brechas para achismos ou interpretações cruzadas. E o melhor de tudo é a generosidade em compartilhar de bom grado.

Jean disse...

Excelente ! Agradecida por compartilhar seu conhecimento conosco.

Unknown disse...

Material perfeito. Muito obrigada por compartilhar.

van disse...

Excelente conteúdo, como tudo é vendido hoje em dia, já fiquei esperando onde clicar para pagar, kkk. Mas que coração aberto. Parabénssssssssssss. Além do conteúdo ser de primeiríssima qualidade, bem elaborado e transparente, ainda é gratuito, ganhei meu dia.
abraçossss

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...