Dependência Química



Segue informação sobre formas de lidar com a Dependência química e Codependência (a doença que afeta família e amigos), caso queira mais informação ou implantar estas atividades em sua empresa ou igreja, entre em contato.

"TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS”

A dependência química é considerada uma doença crônica e grave, no entanto é passível de tratamento e recuperação. As consequências desta doença são diversas e incluem problemas de memória, pânico, depressão, ansiedade, doenças físicas e em alguns casos problemas legais. Uma pessoa nesta condição tem prejuízos significativos e globais nas relações familiares, profissionais e interpessoais. Um tratamento eficaz deve incluir a desintoxicação temporária ou permanente, psicoterapia voltada para moderação ou abstinência, psiquiatria e projeto de vida. Além de estimulo a participação em grupos de mutua ajuda (AA, NA, CODA), ampliação dos recursos comunitários, inclusão social e ocupacional, lazer e convívio familiar. Tratar a dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam no dependente, mas é também apoia-lo na reorganização geral de sua vida e relações.

Objetivo: Tratamento especializado para dependentes químicos de forma personalizada.

Público Alvo: Pessoas dependentes de álcool, tabaco e outras drogas.

Método: Terapia Cognitivo Comportamental (psicoeducação, informações, orientações, técnicas e estratégias, prevenção de recaída e esforço pessoal do cliente).

Duração: As sessões são determinadas de acordo com a gravidade e cronicidade do problema.

Atendimento: Em grupo e individual


“TRATAMENTO PARA CODEPENDÊNCIA A DOENÇA QUE AFETA A FAMÍLIA”

A Codependência é um modo patológico de cuidar, já é considerada uma doença grave que afeta a vida da família e das pessoas próximas do dependente químico. Esta doença se mantém por conta dos comportamentos problemáticos de familiares e amigos, alguns deles são: dificuldade em colocar limites, responsabilidade excessiva, culpa, medo e facilidade para ser manipulado. O codependente só se sente valorizados quando cuida, resolve e tolera os problemas do outro de forma excessiva e abusiva, pois tem medo de perder o amor do outro ou ser mal interpretado. Por conta destes cuidados patológicos o codependente se sente envergonhado e incapaz e com a auto estima baixa, com alto risco de depressão e ansiedade. Tratar a família que está doente por amar demais o dependente químico ou por não saber mais como ajuda-lo, é de suma importância para que esta possa descobrir formas de enfrentamento saudáveis para lidar com esta doença.

Objetivo: Tratamento psicoterapêutico para dependentes químicos de forma personalizada.

Público Alvo: Famílias e amigos que sofrem com a dependência química de seus entes queridos.

Método: Terapia Cognitivo Comportamental (psicoeducação, informações, orientações, técnicas e estratégias, prevenção de recaída e esforço pessoal do cliente).

Duração: As sessões são determinadas de acordo com a gravidade e cronicidade do problema.

Atendimento: Em grupo e individual


“ORIENTAÇÃO DE PAIS E CUIDADORES SOBRE DROGAS: CONHECER PARA DIALOGAR, ORIENTAR E EDUCAR”

Os pais ou cuidadores são as primeiras figuras de grande importância na vida de uma criança ou de um adolescente. Se esta relação for bem construída, e cercada de amor, cuidados saudáveis e limites, a possibilidade de um filho (a) vir a usar drogas diminuem significativamente. Por este motivo uma ação como esta se torna relevante. Este serviço é voltado para pais e cuidadores que tem questionamentos semelhantes a estes: O que é droga? O que é dependência química? Onde buscar tratamento? Como orientar meu filho sobre este tema? O que fazer quando desconfio que meu filho está usando drogas? O que pode levar meu filho a usar drogas? O que posso fazer para evitar que meu filho use drogas? Acreditamos que pais e cuidadores bem informados terão maiores chances de ajudar seus filhos (as) a fazer escolhas mais saudáveis.

Objetivo: Orientar pais e cuidadores sobre o tema drogas e sobre as estratégias e métodos saudáveis de dialogar com filhos (as) sobre o tema.

Público Alvo: Famílias e cuidadores responsáveis por crianças e adolescentes.

Método: Psicoeducação, informações, orientações, técnicas e estratégias.

Duração: Quatro sessões.

Atendimento: Em grupo e individual


PROGRAMA: “ORIENTAÇÃO PARA EDUCADORES SOBRE DROGAS: CONHECER PARA DIALOGAR, ORIENTAR E EDUCAR”

Os educadores são pessoas de grande importância na formação de nossas crianças e jovens. Contribuem de forma significativa com as famílias na educação e formação de seus filhos (as). Se a relação dos educadores com seus educandos for bem construída, e cercada de amor, cuidados saudáveis, limites e parceria com os pais, a possibilidade dos educandos vir a usar drogas diminuem significativamente. Muitos educadores tem questionamentos semelhantes a estes: O que é droga? O que é dependência química? O que falar sobre tratamento? Como orientar meus alunos (as) sobre este tema? O que fazer quando desconfio que meus alunos estão usando drogas? Como conversar com os pais destes alunos (as)? O que posso fazer para evitar que eles optem pelo uso drogas? Acreditamos que educadores bem informados terão maiores chances de ajudar seus educandos a fazer escolhas mais saudáveis.

Objetivo: Orientar educadores sobre o tema drogas e sobre as estratégias e métodos saudáveis de dialogar com educandos sobre o tema, e como promover eventos interessantes que envolva os educandos nos temas.

Público Alvo: Educadores em geral.

Método: Psicoeducação, informações, orientações, técnicas e estratégias.

Duração: Seis sessões.

Modalidade: Grupo pequenos em nosso espaço ou no espaço da instituição.


“ORIENTAÇÃO PARA LIDERANÇAS RELIGIOSAS E MOVIMENTOS AFINS SOBRE: PREVENÇÃO DO USO E ABUSO DE DROGAS”

Não podemos negar a importância das diversas lideranças religiosas e movimentos afins em nosso país, muitos estão engajados em causas sociais, de saúde e educação. Cada vez mais estas lideranças precisam estar atentas às diversas mudanças sociais e culturais a fim de conseguirem exercer seu papel de forma mais ampla. Como o tema drogas está presente em todas as áreas da sociedade, e isto inclui os ambientes religiosos e movimentos afins. Torna-se importante instrumentalizar estes lideres que se deparam periodicamente com pessoas que usam drogas ou com famílias que tem entes queridos dependentes de alguma droga. Lideranças bem informadas estarão aptos a darem apoio e orientações além de aplicar técnicas de intervenções, entrevista motivacional e esclarecer questionamentos semelhantes a: O que é droga? O que é dependência química? Onde buscar tratamento? Como orientar meu filho sobre este tema? O que fazer quando desconfio que meu filho está usando drogas? O que pode levar meu filho a usar drogas? O que posso fazer para evitar que meu filho use drogas? Entre outros.

Objetivo: Orientar lideranças religiosas e movimentos afim sobre o tema drogas, tratamento prevenção e intervenção breve.

Público Alvo: Lideranças religiosas e movimentos afins.

Método: Psicoeducação didática e áudio visual, apresentação e treino de em técnicas e estratégias.

Duração: Seis sessões.

Modalidade: Grupo pequenos em nosso espaço ou no espaço da instituição.


E AÍ O QUE VOCÊ QUER SABER? (CRIANÇAS E ADOLESCENTES)

De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e considerando jovens todos aqueles que estão entre 15 a 29 anos. A população jovem da cidade de Osasco, levando em consideração a cor ou raça, é composta aproximadamente 231.658 pessoas jovens, quase 35% do total da população. De acordo com diversos estudos, psicológicos, antropológicos e sociais é na juventude que são firmadas escolhas importantes, ou seja, projetos de vida, decisões religiosas, grupais, profissionais e outras. Este é o período em que a identidade do jovem é construída de forma significativa. Ainda de acordo com o IBGE (2010) CEBRID (2005) e outras instituições de saúde e pesquisa, cada vez mais cedo à população está iniciado experiências com uso de álcool, tabaco e outras drogas. Ou seja, o inicio de uso de substâncias psicoativas (drogas em geral) que era por volta dos 15 a 18 anos, atualmente passou a ser por volta dos 10 a 12 anos. Em decorrência deste cenário se faz necessário à criação e implantação de projetos e ações de prevenção às drogas voltadas para esta população jovem, com atenção especial as crianças e adolescentes. A fim de atender as suas necessidades sobre este tema e contribuir com a sua formação e escolhas mais saudáveis esta ação foi criada.

Objetivos: Contribuir para a diminuição ou abstinência do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas; Informar, esclarecer e sensibilizar esta população sobre os riscos que as drogas trazem à saúde física, emocional e social. Auxiliar na formação de habilidades de enfrentamento as drogas. Formar adolescentes e jovens com habilidade para multiplicar estas informações e orientação com clareza e segurança. Promover espaço para esclarecimento de dúvidas e curiosidades de forma legitima, descontraída e científica. Desvendar mitos e reforçar verdades sobre o uso e abuso de drogas. Informar sobre tratamento e métodos preventivos. Oferecer apoio psicológico e social a jovens que querem abandonar o uso abusivo de drogas.

Público alvo 1: adolescentes e crianças.

Público alvo 2: Educadores e familiares: Envolver educadores e familiares em programas de prevenção é possibilitar a parceria com multiplicadores influentes e importantes na vida de jovens, adolescentes e crianças.

Metodologia: Oferecimento de “pílulas” de informação, espaço para dialogo, exposição de dúvidas e apresentação de conhecimentos sobre os temas, além de atividades lúdicas de interesse do público alvo. Tais como: Mini Peça de teatro, instrumento artístico que conte a histórias de jovens com conflitos familiares por conta do uso das drogas, levando os espectadores e pensar no tema em questão, após a apresentação da peça, é aberto espaço para tirar dúvidas e expressar opinião sobre o tema, seguida de facilitação do profissional especializado. Banda musical ou cantores solos, espaço de descontração e alegria, levando a mensagem de que é possível curtir a vida e ser feliz sem o uso de drogas. Fórum Teen e Kids, espaço artístico de exposição e comentários sobre as drogas um facilitador especializado estimula a participação dos presentes a pensar na resolução das questões apresentadas. Dinâmicas desafiadoras: Atividades físicas e corporais que promovam a competição produtiva, pressão positiva do grupo, possibilidade de fazer escolhas saudáveis e responsáveis. Eventos Diversos: Concursos, Círculos de Saúde e Cidadania, Exposição de Arte sobre o Tema, Fotografias Marcantes sobre o tema, Redes Sociais, entre outras atividades atrativas que reforcem por meio de premiações a participação do público alvo.

Locais de aplicação: Escolas, Igrejas, Comunidades, CÉUs, Universidades, Organizações não Governamentais, Empresas, Espaços Públicos com ambiente protegido.


RODA DE CONVERSA (OFICINA TEMÁTICA – PREVENÇÃO AS DROGAS)

A RODA DE CONVERSA é uma metodologia que propicia aos participantes a possibilidade do estabelecimento e criação de vínculos com as pessoas do grupo e com os facilitadores do grupo. Além de terem a oportunidade de aprender conteúdos essenciais sobre dependência química e tratamento dentro do contexto de prevenção e orientação de forma dinâmica e interativa e humanizada.

Objetivo: Contribuir com aquisição de informação sobre o tema e incentivar a pratica da prevenção as drogas por meio da técnica do convencimento saudável, persuasão e sugestão para melhores escolhas. Promover a importância dos relacionamentos e vínculos saudáveis entre o dependente químico, sua família e comunidade. Esclarecer o que é Dependência Química, Sinais e Sintomas, Causas e Tratamento e temas afins. Informar sobre a existência da rede pública de atenção a saúde do dependente químico e de sua família. Reconhecer nosso papel social frente a esta doença e ou condição, como cidadão e cristão.

Público Alvo: Pessoas em situação de uso, abuso e dependência de drogas que almejam conhecer sua doença e buscam por tratamento. Familiares de pessoas nesta condição.

Finalidade: Motivar a construção da autonomia e protagonismo dos participantes por meio da problematização, da socialização de saberes e reflexão voltada para a ação. Este método se traduz pelo conjunto de trocas de experiências, conversas, discussão e divulgação de conhecimentos entre os envolvidos. No momento da roda de conversa será possível estabelecer regras e combinados, e os participantes poderão emitir suas opiniões, discutir dificuldades, e apresentar suas conquistas e ajudar na construção da oficina.


AÇÕES COMUNITÁRIAS DE PREVENÇÃO AS DROGAS EM DATAS COMEMORATIVAS.

As datas comemorativas expressam a importância das conquistas e lutas desenvolvidas em favor da vida humana e trás em si um sentido especial e motivador.

As datas mais importantes para mim são:

18 de Fevereiro - Nacional contra o Alcoolismo
7 de Abril - Dia Mundial da Saúde
31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco
25 de Junho - Dia Nacional de Combate às drogas
26 de Junho - Dia Internacional de Combate às Drogas
29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
23 de Setembro - Dia de Combate ao Estresse 16 de Novembro - Dia do Não Fumar

Nestas datas é possível realização de mobilização comunitária em espaço público ou privado.

Público Alvo: Grupos, Comunidades, Escolas e Empresas
Objetivo Geral: Orientação e informação sobre drogas em conjunto com ações de saúde, cultura, lazer, esporte, assistência social entre outros parceiros. Com a finalidade de levar o público alvo a reflexão prática sobre o tema por meio de diversas atividades e conscientização sobre qualidade e valorização da vida.

Metodologia: Por meio de diversas parcerias nas datas comemorativas organizar mega evento em favor da valorização da vida; tais como: Mutirão da Saúde (Controle de Diabetes, Teste de Glicemia, Pressão Arterial, Acuidade Visual, Teste de Monoxímetro). Oferecer mini Curso e Palestra,. Promover o Time da Melhor Idade (espaço de diálogo sobre a valorização da pessoa do idoso).

OBSERVATÓRIO SOBRE DROGAS

Os Observatórios sobre Drogas, tem como finalidade a disponibilização de pesquisas e estatísticas, informações gerais sobre drogas, prevenção, tratamento, redução de danos, redução da oferta e repressão, onde buscar ajuda e orientação, drogas no ambiente de trabalho, capacitação, legislação, publicações, curso básico sobre drogas e diversas informações e divulgações de ações relacionadas ao tema. É um importante instrumento de gestão do conhecimento, que auxilia na gestão da Política Pública de Prevenção as Drogas. Trata-se de uma rede de comunicação científica, de alcance global, superando limites do tempo e do espaço entre o público e os acontecimentos sobre o tema. Permite a descentralização do saber, sobre o uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas e suas consequências biopsicosociais. Uma novidades que poderá ser incluída neste tipo de serviços é avaliação online gratuita sobre níveis de consumo de drogas, ansiedade, depressão e estresse seguidos de breves orientações e encaminhamentos.


LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE USO DE DROGAS PSICOTRÓPICAS.

Promover uma pesquisa e levantamento epidemiológicos sobre este tema é de grande importância para que possamos aprofundar e atualizar o conhecimento sobre os padrões de uso de drogas lícitas e ilícitas em nossa cidades e por meio deste instrumento é possível a promoção de ações e projetos de intervenção e prevenção. Os dados obtidos por meio da pesquisa propiciara a continuidade dos trabalhos e ações já realizados, pois contribuem significativamente com a ampliação da nossa compreensão sobre cenários de consumo, riscos e outros fatores relacionados ao uso e abuso de drogas, de forma mais contextualizada. Tendo em vista a complexidade deste fenômeno e à banalização de consumo de drogas, a urgência de intervenção conjunta entre governo e sociedade e o desenvolvimentos de maior controle social e coletivo sobre este fenômeno. Uma ação como esta disponibiliza informações sobre a realidade do uso e abuso de drogas e suas consequências na região onde o trabalho é realizado.


DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O AMBIENTE DE TRABALHO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE, SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

OBJETIVO GERAL

Otimização de custos e benefícios, o aprimoramento e a melhoria continua do desempenho integral das pessoas que fazem parte do quadro funcional das instituições que adotam esta ação. Contribuir com melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, influenciando positivamente e diretamente em seus produtos e serviços, nos níveis de saúde e segurança e principalmente com a diminuição dos prejuízos decorrentes do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desestimular o consumo abusivo de álcool e/ou drogas. Estimular a procura espontânea de ajuda.Identificar o trabalhador que sofre e tem prejuízos por conta do uso e abuso de drogas, sejam elas: álcool, cigarro, cafeína, maconha, cocaína entre outras. Informar sobre formas de tratamento e recuperação. Reduzir os custos com internações e doenças decorrentes da dependência química. Redução do índice de absenteísmo e de rotatividade. Redução de atrasos e demissões. Redução do índice de acidentes de trabalho. Melhoria de produtividade, qualidade e do ambiente de trabalho. Melhorar os conceitos/imagem da empresa. Diminuir os riscos de processos judiciais por acidentes provocados devidos a Dependência Química.

INDICADORES DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS

Absenteísmo, Ausência durante a jornada de trabalho, Produtividade de qualidade no trabalho, Alterações no estilo de vida, Alta frequência de acidentes no trabalho, Relações interpessoais e emocionais, Comprometimentos Financeiros, Conflitos Familiares, Problemas Educacionais e/ou Acadêmicos, Problemas Médicos – Clínicos, Problemas de Ordem Legal / Judicial,

DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO

Os critérios para o diagnóstico e avaliação são baseados no: do DSM – IV (R) e CID 10, e inclui: Tolerância, Abstinência, Uso da substância frequente ou por longo período, Desejo forte ou esforço sem sucesso para diminuir ou parar o uso, Período de tempo maior para obter usar ou recuperar-se dos efeitos das substâncias, Abandono de atividades sociais, Uso continuado da substância, mesmo sabendo dos prejuízos e físicos, sociais e ocupacionais existentes.

GESTORES LIDERANÇAS E ASSEMELHADOS

As lideranças existentes em uma instituição são parceiras importantes no processo de identificação, pré-orientação e encaminhamento de casos de uso abusivo de drogas e dependência química. São pessoas chaves na administração das resistências em relação à participação de ações e programas de prevenção as drogas. Lideranças sensíveis aos indicadores sintomáticos relacionados ao uso abusivo de drogas ou casos de dependência química já instalado, podem oferecer apoio emocional por meio de uma escuta apurada e pré-orientação seguida de encaminhamento voluntário e sigiloso para uma equipe multiprofissional.

COMO IMPLANTAR O PROGRAMA?

Realizar a construção de politicas interna sobre drogas, levando em conta as legislações trabalhistas, direitos humanos e cultura organizacional. 

Na sequencia realizar o planejamento e aplicação gradual do projeto que deverá estar incluído no programa de qualidade de vida do trabalhador (a).

Realização de reunião de apresentação formal do programa, para em seguida estabelecer o plano de trabalho que inclui:

_Organizar um programa de acordo com os interesses e necessidades da instituição;

_Revisão da Política Interna sobre Drogas;

_Implantar a Oficina de capacitação para Lideres e Assemelhados;

_Implantar Programa de Palestras de Sensibilização para Colaboradores;

_Implantar o Programa de Qualidade de Vida e Prevenção as Drogas com equipe multiprofissional.

_Acompanhamento do Programa por meio de indicadores de resultados.

_Celebração das conquistas e atualização do programa.





Informação e conhecimento são armas poderosas na luta contra as drogas.

Com ajuda especializada o usuário (a) e seus familiares terão mais forças para lutar com este sério problema.

NIDA: Instituto Nacional sobre el Abuso de Drogas

Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas

Secretaria Nacional de Politicas sobre Drogas

Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas

Associação de Defesa da Saúde do Fumante

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas

Álcool e Drogas sem Disrtorção.

Associação Parceria Contra as Drogas

Antidrogas

Informação Técnica sobre Drogas

Infodrogas

Psicobiologia - Drogas

Portal Drogas

Propaganda de Tabaco

Curso gratuito em DQ

Entidades Governamentais




Entidades Universitárias












Associações e Links Internacionais




































Mônica Dias Santos Leite

Psicóloga

CRP 06/91797

Nenhum comentário:

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...