28 de set. de 2020

A SESSÃO DE PSICOLOGIA É CARA !!! SERÁ !!!

Olá tudo bem! 


Pensando na pergunta que muitos fazem: Porque uma consulta com psicólogo (a) é cara! 


Já vou te adiantar a resposta ...


No geral não é cara não, e sabe por quê! 


O psicólogo (a), há mais de 50 anos se tornou um profissional necessário para as diversas áreas da sociedade: social, saúde, educação, empresas, igrejas etc. 


Um psicólogo (a) inicialmente estuda 5 anos (graduação), após escolher o seu público alvo, aquele ao qual vai se dedicar (crianças, adolescentes, adultos, idosos, família ou casal) ainda terá que investir em pós graduação, que poderá ser de 2 a 4 anos, passa toda a vida estudando sobre saúde, doença mental e áreas afins, e segue a vida investindo em leituras, cursos e eventos, pois precisa ficar atualizado. 


Tudo isto, leva muito tempo, tem custo e demanda dinheiro, e sabe pra que! 


Para oferecermos um serviço de qualidade aos nossos clientes, já que lidar com a mente e com o comportamento humano e todas as suas influências exige de nós dedicação, delicadeza, amor e conhecimento. 


Muitos psicólogos (as), não tem clínica própria, paga aluguel nos locais que atende, tem custos com transporte e refeição, alguns além de atuarem na clínica particular trabalham em outros locais (empresas, escolas, ONGs), pois nem sempre a clínica tem clientes e nem sempre dá muito dinheiro. 


O psicólogo (a), como todo ser humano, também tem que investir em sua saúde física, social e mental, e estes serviços tem custos, inclusive a psicoterapia que fazemos. 


Muitas vezes muitos de nós psicólogos (as), enfrentamos preconceito de clientes e profissionais. Ah! esta tal de psicologia não resolve nada! E ainda, dependendo da instituição que nos formamos, somos avaliados como despreparados e incompetentes (sem a chance de defesa). 


Muitos se esquecem que o curso de psicologia, em relação ao seu conteúdo é o mesmo para todos os que se formam, e que os profissionais apesar das desigualdade (sociais e econômicas), seguem a mesma trajetória árdua de estudos e dedicação. 


Muitas vezes, nós psicólogos (as), além de trabalharmos durante as sessões, ficamos disponíveis na semana, para os casos mais graves pois temos que atender as emergências e crises que aparecerem, afinal, se trata dos nossos clientes, temos um compromisso com a vida. 


Fora das sessões, estudamos os casos e discutimos clinicamente com colegas mais experientes, que muitas vezes precisam cobrar por este trabalho. 


O valor do nosso trabalho segue uma tabela de “preço” sugerida pelo nosso Conselho, e não deveríamos cobrar muito barato pois isto desvalorizaria a nossa profissão e a nós mesmos como profissionais. 


Muitas vezes, cobramos bem menos do que nosso trabalho merece, só para não deixar nossos clientes sem atendimento e com risco de piora do quadro, ou para ajudar aqueles que realmente precisam da nossa ajuda e querem o nosso apoio. 


Por motivos como estes é que as sessões não são caras, é justo você ser bem atendido nas suas necessidades, é justo o psicólogo (a) receber bem pelo trabalho que faz com dedicação, amor e empenho. 


Compreendemos que em nosso país, a maioria das pessoas não ganham muito bem, mas não podemos negar que muitas investem (e é o direito de cada um) em roupas, viagens, festas e até naquilo que lhe faz mal, mas não tem coragem de investir em algo que pode mudar sua vida para melhor: PSICOTERAPIA. 


Hoje a psicologia, está mais acessível para todos os públicos de todas as classes sociais, graças ao reconhecimento deste profissão como relevante para a nossa sociedade, e aos muitos profissionais que abrem mão de ganhar o que merecem para ajudar as pessoas que realmente precisam. 


Infelizmente, os psicólogos que atendem pelo convênio ainda ganham mal, os psicólogos da rede SUS são poucos para atender tantas pessoas. mas a psicologia segue corajosa evoluindo a favor da vida humana. Bem esta é um pouco da realidade da psicologia no Brasil 


Caso você precise de atendimento psicológico e não possa pagar um particular, você pode encontrar um bom profissional no SUS, Convênio, Universidades e Faculdades, lá tem clínicas de psicologia com valores mais acessíveis. 


Por favor, a partir de hoje, não diga que a consulta é cara, nós psicólogos trabalhamos muitos e merecemos ser bem remunerados pelo trabalho e contribuições que damos para a nossa sociedade e para cada cliente atendido. 


Não somos heróis, somos trabalhadores dedicados ao estudo e compreensão da mente e do comportamento humano, temos o desejo sincero (pelo menos a maioria de nós) de ver as pessoas mais felizes, mais autônomas, mas realizadas e lidando melhor com os problemas e desafios da vida. 


Eu me orgulho da minha profissão, das instituições que me formaram e me forma, das pessoas que contribuíram e contribuem com a minha  vida e trajetória profissional. Tenho a alegria de ser funcionária pública atuando como psicóloga, o prazer de realizar atendimentos particulares com valores justos e acessíveis, e me empenho para não me desvalorizar e nem a minha profissão. 


Sou feliz em saber que a PSICOLOGIA como ciência e profissão tem dado a nossa sociedade RICAS e maravilhosas contribuições, e assim quero SER, útil e relevante, seguir contribuindo para que a vida das pessoas que acreditam e  que precisam do meu trabalho, seja criativa,  frutífera e significativa.


E aí qual o valor da sua saúde mental! :-)


Com carinho, Mônica Leite.

Nenhum comentário:

:") Planner de oração Edição colorida ! Incrível :")

Planner de Oração 3em1 COMPRE A VERSÃO DIGITAL Planner de Oração 3em1 COMPRE A VERSÃO DIGITAL Cidio dono da editora Sparta, nosso apoiador A...