13 de jun. de 2020

LIVE no INSTAGRAM: Pandemia, COVID-19, Medo, Ansiedade e Estresse




Gratidão por acessar este blog e ler minhas postagens, infelizmente não tenho muita habilidade para escrever tão correto como gostaria, mas fique a vontade para sugerir correções e melhorias nos comentários.

 

Pandemia, COVID-19, Medo, Ansiedade e Estresse

 

Live realizada a convite da Renata dia 13.06.20 no Instagram.  

 

Todos nós em algum momento passamos por ansiedade, existem fatores e situações que podem agravar este estado?

 

Medo, Ansiedade e Estresse são estados emocionais e fisiológicos naturais do ser humano. São recursos de sobrevivência, são protetores da vida em níveis normais. O Medo é sobre um perigo real, a ansiedade é sobre controle das incertezas futuras e o estresse são as reações esperadas frente as pressões da vida.

 

Quando devemos nos preocupar! quando o medo vira fobia (medos irracionais e destrutivos), por exemplo: uma pessoa recebe uma rica oportunidade de trabalho, mas recusa a proposta pois terá que trabalhar no décimo sexto andar de um prédio, já que tem fobia de elevador.

 

Já a ansiedade patológica, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é quando uma pessoa tem uma mente excessivamente preocupada com tudo, não dorme e nem se alimenta direito, e os níveis de irritação e nervosismo faz com que fique brigando com todos ao seu redor.

 

O estresse é negativo quando doenças físicas começam a aparecer (dermatológicas, ginecológicas, gastrintestinais, obesidade). Estes estados alterados afetam a qualidade da vida, os relacionamentos e a produtividade.

 

Mudanças geram conflitos e sofrimentos, e exige novos modos de adaptação. A pandemia da COVID19, por ser uma mudança abrupta da nossa rotina, hábitos e estilo de vida, se tornou um desencadeador destes estados alterados. A super higienização, a super intimidade dentro dos lares, o uso de máscaras e álcool gel, as incertezas sobre tratamentos e vacinas, a crise econômica e social. Este contexto é muito tenso, impossível alguém não se sentir mal diante dele. E ainda que seja passageiro, está afetando o psicológico da população em geral, e algumas pessoas já diagnosticadas com ansiedade, estresse e depressão tiveram seus sintomas agravados.

 

O suicídio também nos preocupa neste momento, a agência da ONU estima que cerca de 800 mil pessoas morrem a cada ano por conta deste transtorno. A estimativa é que a cada 100 mil habitantes no mundo 10 irão a óbito por suicídio, e a maioria são jovens em fases produtivas da vida (15 a 40 anos). A ONU e a OMS já alertaram sobre a importância de todos os países investirem na saúde mental da população devido os diversos prejuízos que este transtorno causa.

 

Os transtornos mentais em geral (depressão, ansiedade, dependência química etc) podem ser desencadeados por diversos fatores, ambientais (pressões no trabalho e conflitos familiares), emocionais (crenças destrutivas e limitadoras desenvolvidas ao longo da vida), pressões sociais (beleza, corpo, status), exigências pessoais (tenho que acertar sempre, preciso ser o melhor) e herança genética. E nós precisamos conhecê-los e saber como preveni-los e trata-los das formas mais adequadas possíveis.    

 

Estamos em uma geração com o maior índice de ansiedade e depressão,  o que acredita que este índice piorou? Acredita que a falta da busca por algo espiritual também prejudica?

 

Estes transtornos mentais e emocionais sempre existiram, a modernidade pode ter intensificado cada um deles e até contribuído para o desenvolvimento dos seus espectros. E hoje eles são mais conhecidos, notificados e acompanhados. A OMS, afirma que ansiedade e depressão são as doenças mentais mais prevalentes no mundo. É preciso compreender que cada país por conta de sua cultura, hábitos e estilo de vida expressar seus sinais e sintomas modos diferentes. Em tempos da COVID19 a OMS e a ONU exigem mais investimentos na saúde mental da população. Além de afirmar que os transtornos depressivos estão entre as maiores causas de incapacidade no mundo, em especial nas pessoas jovens, sendo a segunda maior incidência de transtornos mentais é o da ansiedade.

 

SAÚDE É BEM ESTAR FISICO, MENTAL, SOCIAL E ESPIRITUAL (OMS) e não há saúde física sem saúde mental!!!

 

Como já foi mencionado, diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental das pessoas, por exemplo as rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, cor e raça, exclusão social, estilo de vida sem limites e não saudável, risco de violência, violação dos direitos humanos e fatores socioeconômicos.

 

Com relação a espiritualidade não é mais possível ignorar a fé, a comunidade cientifica já entendeu isto. Sugiro que você leia a cartilha virtual sobre Psicologia e Religião (USP) disponível na internet e de fácil leitura. Os cientistas não vão pregar JESUS, este não é o papel da ciência, mas irão afirmar que espiritualidade faz parte da existência humana.   

 

O que é religião! Instituições e sistemas com diversas práticas.

 

O que é religiosidade! Um aspecto fundamental da constituição da nossa subjetividade, é uma expressão humana como a sexualidade, sociabilidade, é a forma como cada pessoa vivência a sua religião.

 

O que é espiritualidade! É a busca por um sentido na e da vida.

 

Espiritualidade e religiosidade saudáveis protegem a mente e o corpo: aumenta a resiliência, amplia o apoio social e emocional, gera sensação de pertencimento e importância, leva a adesão a um conjunto de valores e princípios saudáveis, conexão com alguém superior e poderoso, melhora a conexão consigo e com os outros, eleva a motivação e ajuda na realização de objetivos, auxilia no desenvolvimento da fé, da esperança e do amor prático, fortalece as crenças sobre a capacidade pessoal de vencer os reveses da vida.

 

Para mim a negação da espiritualidade e da religiosidade, perturba o sentido da existência humana e deixa a vida mais penosa.

 

Em Filipenses 4:6 Diz que não devemos ficar inquietos por coisa alguma, o que pode ajudar no processo para minimizar a ansiedade?

 

Paulo nos dá ricos conselhos nesta passagem, quando afirma: não sejam controlados pela ansiedade, sentir é normal, ser dominado por ela não. Não é saudável sermos guiados pelo que sentimos e pelo que pensamos. Coração na bíblia é MENTE (coração enganoso = mente enganosa), a nossa mente pode nos enganar, pois as nossas interpretações e avaliações sobre nós, o outro, a vida e o futuro podem estar distorcidas e com muitos erros. Neste sentido a direção para nós é sermos guiados a partir da realidade (os fatos) e pela verdade que cremos (a bíblia). Paulo nos incentiva a fazer duas coisas importantes para lidar com nossos momentos de ansiedade, ORAR e AGRADECER, pois assim atrairemos paz par nossas almas (uma indestrutível tranquilidade por conta da confiança que teremos em Deus).

 

Há muitos estudos sobre os benefícios psicológicos da oração, entre ele temos: o desmanche de emoções e pensamentos negativos, calma, direção, vencer as crenças irracionais, iluminar comportamentos errados, aumentar a motivação, evitar atos impulsivos.

 

Orar a Deus é falar e ser ouvido, será sempre um diálogo rico e produtivo, com o privilégio de escutamos o que Deus tem a dizer. Falar por meio da oração é terapêutico e esclarecedor para as nossas mentes, nos proporcionando maturidade psicológica.

 

Dr. Don Colbert (médico e cristão) tem se especializado em investigar cientificamente os efeitos da fé e da oração sobre a saúde humana. "a oração não é apenas um fenômeno cultural, mas um aspecto fundamental da experiência humana.

 

Dr. Harold G. Koenig, autor de livros sobre fé e cura, diz que os estudos têm mostrado que uma oração pode impedir que as pessoas adoeçam - e quando adoecem, a oração pode acelerar o seu processo de cura. A oração aumenta a produção de muitos neurotransmissores bons e úteis para o nosso bem estar, entre eles a dopamina (analgésico natural), responsável pelos estados de relaxamento, foco, motivação. O médico afirma a oração pode reorganizar e reconstruir o cérebro, e sugere que os melhores momentos do dia para orar é no o começo da manhã e logo antes de dormir.

 

Com relação a gratidão, temos muitos estudos sobre seus benefícios, como por exemplo, a regulação do estresse e do sono, aliviar os sintomas da ansiedade e a depressão, aumenta a energia e o vigor e amenizar dores físicas. Para muitos autores a prática de atos de bondade (com sabedoria e inteligência) libera em nós boas quantidades de dopamina (analgésico natural) e esta recompensa natural nos estimula a continuar sendo gratos e bondosos.

 

O medo vem da ansiedade? A Síndrome do Pânico é decorrente do excesso de ansiedade,  alguma ameaça ou fuga de problema, assim como foi COM Elias fugindo da Jezabel?

 

O medo é o alicerce das ansiedades e das fobias, vamos pensar na experiência de Elias (I Reis 16 a 19). Ele está num contexto pesadão, serve a Deus num dos períodos mais tensos da história do povo de Israel, que teve um dos seus piores reis casado com uma das piores mulheres em termos de maldade da história de israel. Ele profetiza 3 anos sem chuva, vive nesta terra sem chuva e sem orvalho, passa por vários situações difíceis, depois de um tempo encontra com Acabe que diz que ele é um perturbador de Israel, enfrenta uma guerra espiritual e religiosa no monte Carmelo, onde enfrenta 800 profetas (Baal e Asera), vence esta intensa batalha na força do Senhor, pela fé e obediência e sofre uma terrível ameaça da Jezabel.

 

Este período exigiu dele grande de gasto de energia, força, animo, fé, e isto (para mim) o levou a um esgotamento físico, mental, emocional e espiritual. Neste caso é esperado que o medo intenso fosse despertado, e que ele fugisse para salvar a sua vida. Qualquer um de nós poderíamos passar por isto, quantas vezes já pensamos em desistir mesmo diante de tantas bençãos e livramentos de Deus. Mas Deus sempre cuida dos seus, lá no deserto, Elias recebe  a visitação de um anjo, que lhe dá água e pão e o faz descansar, depois ele bate um papo com Deus, come e bebe e descansa, após recuperada as forças e que ele segue novamente seu chamado.

 

Ele pode ter tido uma crise de pânico, que é caraterizada por: mal estar físico, pensamentos catastróficos, foco excessivo no seu esgotamento, ansiedade antecipatória de que o pior iria acontecer, fuga e evitação do que ele achava que iria acontecer (e poderia acontecer mesmo) e o comportamento de segurança (sair dali e se proteger). Elias era humano, é só humanos reconhecem suas fraquezas e limitações, em Tiago 5, está claro para nós, Elias foi um homem corajoso e fiel a Deus, mas um ser humano, como todos nós, sujeito a crises ansiosas e depressivas em momentos difíceis da vida.

 

A depressão tem cura, sabemos que a fé é o melhor remédio, como diz em Hebreus 11:6, como ajudar uma pessoa neste estado?

 

A cura da depressão depende da sua gravidade, se ela é episódica e leve como de um luto por morte (morte de um filho), pode durar de 3 a 6 meses, com cuidados adequados sim pode ter cura. Lutos complicados e quadros mais complexos exigirá um tratamento mais especializado. A depressão é um transtorno complexo, por exemplo, é marcada pela tríade cognitiva negativa - a visão derrotista e limitadora de si, do mundo e do futuro. No caso das depressões moderadas e graves ou a pessoa experimenta um milagre vindo de Deus (isto pode acontecer) ou ela adota a fé no milagre do tratamento psicológico e psiquiátrico.

 

Quadros depressivos graves e crônicos (recorrentes ou persistentes), são mais complexos ainda, e a recuperação depende também se a pessoa vai aderir ao tratamento e seguir as prescrições terapêuticas. Já que pessoas com transtornos mentais tem mais dificuldade de levar a sério seus tratamentos, há uma tendência em desistir muito rápido do seu processo de cura ou recuperação.

 

Por exemplo, um quadro de depressão persistente, a Distimia, um quadro complexo que pode durar dois anos ou a vida inteira se não for tratada. Uma pessoa com este quadro trabalha, estuda, mas tem desânimo, mau humor, infelicidade, indecisão, dificuldades cognitivas (atenção e/ou memória), baixa autoestima, sentimentos de desesperança, alterações de apetite/peso e do sono (insônia ou hipersônica). E muitos que convivem com pessoas assim, acreditam que estas características fazem parte da sua personalidade, tachando estas pessoas de mau humoradas e ranzinzas.

 

Para dizermos que alguém tem depressão precisamos de um diagnóstico, feito por uma profissional especializado, que seguira os critérios estatísticos de manuais como o DSM e o CID, que descrevem conjuntos de sinais e sintomas para cada transtorno mental.  A pessoa com depressão tem que experimentar por duas semanas, a maior parte dos dias os sintomas abaixo, a quantidade dos sintomas também definirá a gravidade do caso.

 

SINTOMAS: humor depressivo (vazio, apatia, choro); perda do prazer ou do interesse em todas áreas;  perda ou aumento do peso significativo; insônia ou hipersônia; agitação ou lentificação psicomotora; fadiga ou perda de energia; desvalorização, culpa excessiva, mal estar por estar doente; alteração da cognição: pensamento, concentração, memória,  decisão, atenção; pensamentos recorrentes sobre morte, ideação suicida, ou tentativa de suicídio ou um plano específico para cometer suicídio.

 

É importante diferenciar depressão da tristeza que é uma emoção natural e ligada a necessidade de reflexão sobre a vida, uma forma de sinalizar que precisamos do outro e de ajuda, tem duração limitada, está relacionada a pessoas e eventos, e estar triste não impede de olhar as coisas boas da vida e nem de enfrentar os problemas. O preconceito com relação aos transtornos mentais e informações erradas só pioram a situação da pessoa com transtorno mental. Estes transtornos carecem de um tratamento integral (multiprofissional e ou interdisciplinar) com médico, psiquiatra e psicológico, além do apoio da família e amigos, e no meu ver o apoio espiritual também.

 

Hebreus 11 é o capítulo da essência e do sentido da FÉ, a FÉ que agrada a Deus é a fé em sua pessoa em sua palavra. A FÉ, não é algo mágico, ou uma arma para manipular a Deus, ela tem o sentido de fidelidade, compromisso, intimidade e confiança, é um poderoso recurso no tratamento das pessoas com transtornos mentais.


Indicação de leitura

 

Livros: Emoções Mortais e a Cura bíblica para fadiga crônica e fibromialgia (Don Colbert, M.D.)

 

A oração regenera o cérebro 

https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/oracao-tem-o-poder-de-regenerar-o-cerebro-afirma-medico-cristao.html

 

A ciência e a fé

https://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-da-fe

 

Benefícios psicológicos da oração

https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/beneficios-psicologicos-da-oracao

 

Benefícios da gratidão

https://forbes.com.br/fotos/2014/11/7-beneficios-cientificamente-provados-da-gratidao/

 

Depressão

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095

 

Espiritualidade e saúde Harold G. Koenig

http://aas.uff.br/2019/08/22/entrevista-com-harold-g-koenig

 

Espiritualidade e saúde

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4426505/mod_resource/content/1/Espiritualidade%20e%20Saude.PDF

 

Gratidão

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000100010

 

Gratidão e saúde mental

https://inpaonline.com.br/blog/gratidao

 

Gratidão e os benefícios para o cérebro

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/expressar-gratidao-pode-mudar-seu-cerebro.html

 

Gratidão e saúde do coração

https://www.oficinadepsicologia.com/a-gratidao-ajuda-a-melhorar-o-coracao-doente/

 

Médico e teólogo: saúde e espiritualidade

https://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1155643-medico-e-teologo-autor-relaciona-espiritualidade-e-saude-fisica.shtml

 

O poder da gratidão

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-a-neurociencia-explica-o-poder-da-gratidao/

 

Pandemia, COVID19 e saúde mental

https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792

 

Saúde mental

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&view=topic&id=210

 


Nenhum comentário:

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...