7 de ago. de 2020

Desconstruindo MITOS sobre a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)



Desconstruindo MITOS sobre a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) 

É muito triste ver psicólogos (as) e alguns seguidores da TCC banalizar esta ciência tão rica e importante, ou ainda a colocar como a mais importante dentro da psicologia. A TCC é uma ciência ampla e complexa como a maioria das ciências psicológicas. 

Toda ciência psicológica parte do senso comum, e a TCC não é diferente, mas não se engane aplicar a TCC não é tão simples assim, pois as pessoas são complexas e as intervenções precisam ser bem pensadas para serem aplicadas. 

Na TCC a ênfase são as cognições, e falamos muito em pensamentos e crenças, mas não ignoramos os diversos fatores que podem desencadear ou manter os problemas psicológicos. Sejam eles, desiquilíbrios bioquímicos, relacionamentos interpessoais, eventos  traumáticos da vida e até mesmo o contexto social e econômico. 

A TCC não é a ciência do OTIMISMO exagerado e irreal, pois isto é tão prejudicial quanto uma visão exageradamente negativa. A “síndrome de Poliana ou de Hardy” são enganadoras e não auxilia de forma eficaz a lidar com os problemas reais. 

Um dos objetivos da TCC é a reorganização dos pensamentos e comportamentos disfuncionais e a promoção de formas mais saudáveis para lidar com problemas reais. Sendo uma das nossas responsabilidades aprender a guiar o cliente, para que ele aprenda a fazer suas descobertas, além de auxiliá-lo na resolução, enfrentamento ou aceitação dos problemas. 

É importante ajudar o cliente a ser mais crítico e racional frente as avaliações distorcidas da realidade, além de ajuda-lo a lidar da melhor forma possível com as suas resistências, e trabalhando para que no futuro ele possa desenvolver competências para ser seu próprio terapeuta. 

Na TCC as emoções são importantes, já que elas são a expressão de diversos grupos de pensamentos e alterações bioquímicas. No entanto se torna importante em muitos casos trabalhar a regulação emocional a fim de auxiliar na identificação de pensamentos e crenças. 

Mas precisamos ficar atentos as pessoas com muito dificuldade de reconhecer e expressar suas emoções (pessoas muito rígidas ou supercontroladas), pois esta disfuncionalidade para complicar e travar o processo terapêutico. 

A TCC não é só aplicação de técnicas, mas considera as técnicas relevantes no processo terapêutico, e quando são usadas estratégicamente trarão vários benéficos para o cliente. No entanto aplicação das técnicas devem estar aliadas a uma boa avaliação e conceitualização de caso, para que tanto o cliente como o terapeuta tenha ganhos. 

A TCC sabe que temos passado, presente e futuro, e reconhece a sua importância para o sucesso do tratamento de qualquer problema psicológico. Pois as experiências anteriores podem representar o alicerce dos problemas que serão tratados no presente. Mas também entende que muitas vezes a enfase não é muito no que já ocorreu, mas sim também o que mantém as crenças e os comportamentos disfuncionais. 

A TCC não é uma ciência superficial, e não oferece tratamento do tipo “microondas” ou “fast food”. Já que o mais importante e a necessidade do cliente, que pode ser lidar com problemas específicos sem o interesse em aprofundar em muitas questões como por exemplo, melhorar a rotina do sono. Ou ainda a necessidade de ir mais fundo em questões existenciais, como por exemplo um histórico de abuso em vários ciclos da vida. Mas sejam problemas específicos ou mais profundos, ambos exigirão do terapeuta um bom trabalho.   

Na TCC terapeuta e cliente decidem JUNTOS se irão trabalhar na superfície (alivio de sintomas) ou mais profundamente (mudanças na personalidade). Sendo o cliente a melhor pessoa para ajudar a planejar suas sessões pois na maioria das vezes conhece as suas necessidades. 

Sendo assim, entendemos que o cliente é um especialista de si mesmo, e aliado a experiência e especialidades do terapeuta, JUNTOS, podem desenvolver um riquíssimo trabalho psicológico, com ganhos duradouros e significativos. 

Ser TCC é compreender a beleza e a complexidade da vida humana, e se dispor a continuamente buscar as melhores formas para auxiliar o cliente a encontrar  mais sentido e qualidade em sua vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Que leitura gostosa e esclarecedora.
Cada vez mais me apaixono pela TCC.

A Mônica é uma profissional e ser humano incrível, sou sua fã.

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...