23 de ago. de 2021

Saúde mental: Sequelas, COVID longa e Pós COVID


Saúde mental: Sequelas, COVID longa e Pós COVID

A novidade coletiva de 2020, que parou o mundo foi a COVID19, pouco conhecida e cheia de desafios, se alastrou pelo mundo em meses e em pouco tempo nos vimos em meio a uma pandemia nunca vivida no mundo. Após quase dois anos, cansados, enlutados e movidos pelas incertezas, exposto as mais absurdas noticias televisivas, cá estamos nós experimentando as consequências biopsicossociais, econômicas, políticas e ideológicas desta doença complexa.

Há um consenso mundial, a nossa qualidade de vida e saúde mental estão mais comprometida por conta da pandemia. Dos milhões de recuperados, pelos menos 80% carregam as sequelas e consequências da COVID, que segundo especialistas podem durar semanas, meses ou anos. O que no início era vista como uma doença de inflamação localizada, agora já se sabe que se trata de uma inflamação generalizada, que tem afetado diversos órgãos e sistemas do nosso corpo, inclusive o cérebro.

Fadiga, dores no corpo, faltar de ar, dores de cabeça, são apenas algumas das sequelas físicas deixadas pelo COVID, entre as sequelas mentais, que ocorrem em decorrência da inflação generalizada e a falta de oxigenação no cérebro, temos: depressão, ansiedade, estresse, insônia, dor crônica, perda da memória e dificuldade de concentração.

Os cuidados multiprofissionais voltados para as pessoas sequeladas, e para muitos que foram infectados pela COVID, é URGENTE. Estas pessoas precisam de cuidados físicos e mentais, ou seja, além do médico, cardiologista, neurologista e outros, é necessário o psiquiatra e o psicólogo, configurando assim um cuidado integral.

Bem, além destes desafios, ainda enfrentamentos outras crises em tempos de pandemia: a crise na saúde, economia, política, e porque não dizer a crise espiritual além dos diversos conflitos existências, que tem chegado até nós. E sem falar na crise da humanidade, esta que dizemos que é em relação ao outro, sim o egoísmo e o individualismo, estão em ALTA, que em conjunto com a péssima distribuição de renda no Brasil e os subempregos, tem contribuído com toda esta desumanização. 

Diante de tantos problemas e desafios, só poderíamos esperar uma população mais fragilizada e com muito medo. Sorte a nossa quem em meio a crise, assim como os maus e os oportunistas se revelam, se revelam também as pessoas boas de verdade, aquelas que não tem falsidade e interesses obscuros, que ajudam o próximo, doam tempo, dinheiro, ombro amigo e suas orações. Ainda que exista o inferno e seus demônios, existe também um céu repleto de anjos, e isto ainda gera esperança nos corações bondosos que continuam, em meio a crise, espalhando mensagens de vida após a crise, daqui há algum tempo ao invés de focarmos tanto na COVID, estaremos dando ênfase a COVIDA e todos os seus benefícios. 

Acesse estes links e saiba mais : )

COVID longa
https://saude.abril.com.br/medicina/sindrome-pos-covid-como-detectar-e-tratar-os-sintomas-mais-persistentes/

Impactos na saúde mental das pessoas que tiveram COVID
https://portal.fiocruz.br/noticia/artigo-analisa-os-impactos-da-covid-19-na-saude-mental

Guia de saúde mental
https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Guia-de-Saude-Menta-%20pos-pandemia-Pfizer-Upjohn.pdf

Na reabilitação do pós COVID é importante o suporte psicossocial
https://www.saude.go.gov.br/files//conecta-sus/produtos-tecnicos/II%20-%202020/COVID-19%20-%20S%C3%ADndrome%20P%C3%B3s%20COVID-19%20Reabilita%C3%A7%C3%A3o.pdf

OMS Afirma: é importante expandir nosso entendimento da síndrome pós-COVID-19
https://iris.paho.org/handle/10665.2/54313

OMS e preocupações com a síndrome pós COVID
https://www.istoedinheiro.com.br/oms-profundamente-preocupada-com-a-sindrome-pos-covid/

Nenhum comentário:

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...