27 de jul. de 2021

O SUS é o melhor plano de saúde público!


O SUS é o melhor plano de saúde público!

Como percepção construída sobre status, poder e dinheiro influenciam as crenças que desenvolvemos sobre nós, o outro e o mundo. Se uma pessoa é diarista ou empregada doméstica no Brasil, nas maioria das vezes, é inferiorizada ou se sente inferior em relação a outros trabalhadores. Mas se uma pessoa é diarista ou empregada doméstica nos Estados Unidos ou na Europa, a coisa muda de lado, pois ela tende a se sentir mais importante que as pessoas que fazem esta mesma atividade no Brasil, e ai haja postagens nas redes sociais sobre o trabalho realizado cheio de pomba e estrelas.

Mas a realidade, independente de país em que estamos, todas as profissões e todos os tipos de trabalho em qualquer país no mundo, são importantes e necessários e deveriam ser valorizados e bem remunerados. Mas a falsa percepção, com todas as suas influencias, de que um tipo de trabalhado ou trabalhador é inferior ao outro, é o que faz com que as pessoas entrem num ciclo de autoinferiorização e autodesvalorização. E esta percepção distorcida não é só sobre as profissões mas é também sobre os serviços públicos de saúde.

Que serviço de saúde você está falando? O SUS, é claro. É como se as pessoas que usassem o SUS fossem inferior aquelas que tem seus planos de saúde, nos seus mais diversos níveis de graduação: prata, ouro e diamante. É claro que tenho consciência da precariedade e sucateamento que muitos serviços públicos de saúde enfrentam, em diversos lugares no Brasil, e isto além de triste é revoltante, mas ainda assim, eu gosto demais do SUS.

Deus me deu a oportunidade de me formar em psicologia, fazer pós graduação em terapia cognitivo comportamental, dependência química, gestão pública entre outras formações, que me levando a mergulhar nas questões de saúde publica, além da oportunidade de ser funcionária pública também. É esta experiência acadêmica e profissional que me ajuda a compreender o SUS e contribuir com a desconstrução de algumas ideias distorcidas sobre ele. Para mim o SUS é o melhor plano de saúde pública do mundo, sim eu já usei muito o SUS, e continuo usando seus serviços mesmo tendo uma plano de saúde como servidora.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma linda conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, artigo 196, fortalecido pela Lei nº. 8.080/1990, um plano de saúde que atende mais de 190 milhões de pessoas. E quem paga o SUS, somos nós, o povo brasileiro através do pagamento dos nossos impostos. Mas eu pago imposto? Sim! Quando você compra um pão na padaria, um quilo de carne no açougue, um salgadinho para seu filho, parte do valor de tudo do que você compra é recolhido (imposto), e destinado a saúde pública, ou seja, o pagamento do SUS.

O SUS é um guerreiro, nasceu em meio a diversas pressões e movimentos sociais, que graças ao bom DEUS, e a todas as pessoas envolvidas nesta luta, nos ajudou a entender que saúde é um direito de todos e dever do Estado, e digo mais, saúde não é só ausência de doença, pois tornou-se um conceito amplo e complexo. Antes do SUS o acesso a saúde só era possível pela previdência social (trabalhadores), filantropia (caridade) e planos de saúde particular.

Se você quer conhecer o resumo da história da saúde pública no Brasil até a consolidação do SUS acesse este link < https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/00_2015-maio-junho/30-06_historia-do-sus.pdf >.

Conhecer o SUS, possibilita ajudar nas melhorias deste sistema é um direito e dever inegociável de todo povo brasileiro. Como podemos fazer isto? Por exemplo, usando o SUS, fazendo denúncias, críticas e sugestões, fazendo uso dos seus canais de comunicação como a ouvidoria direta do SUS < https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/ouvidoria-do-sus >.

O SUS é organizado por princípios e diretrizes, como por exemplo, a universalidade, que significa que todos(as) devem ter igual acesso a ele, sem qualquer discriminação (raça/etnia, orientação sexual, identidade de gênero, região/procedência, estrangeiros/as). Ou seja, em qualquer lugar que você more, no Brasil, você tem direito aos serviços do SUS. A integralidade diz sobre o atendimento a todas as necessidades do povo brasileiro desde uma simples gripe ao tratamento de um câncer. A equidade, se refere a prioridades, sim todos devem ser atendidos, mas é necessário priorizar os casos mais graves/urgentes, ou as populações mais vulneráveis, aqui estamos falamos de justiça social.

A participação popular e controle social, é essencial, todos nós podermos auxiliar o governo a aplicar os recursos públicos para área de saúde, da melhor forma possível (se que não é fácil, mas é necessário). E podemos fazer isto, participando de associações de bairros, conselhos de classe, sindicatos, conselhos locais, estaduais e nacional de saúde. Já a descentralização, é sobre o SUS ter a obrigação de chegar o mais perto de cada cidadão (ã), sem ter privilegiados. Na hierarquização, a ideia é organizar em níveis hierárquicos os recursos humanos, materiais e financeiros, uso racional, inteligente e justo. 

É ai quem pode usar o SUS? Todos (as) os (as) brasileiros (as)! Porque todos nós contribuímos com os nossos impostos para que ele funcione. As ações do SUS são diversas e englobam, por exemplo, o controle de qualidade da água potável, a fiscalização de alimentos pela da Vigilância Sanitária (supermercados, lanchonetes e restaurantes), assiduidade dos aeroportos e rodoviárias, regras de vendas de medicamentos genéricos, campanhas de vacinação, doação de sangue ou leite materno, procedimentos médicos de média e alta complexidade, quimioterapia, transplante de órgãos, entre outros.

Como se dá a entrada do cidadão(ã) no SUS? Pela Unidade Básica de Saúde (UBS), esta unidade gerencia a saúde do seu município e está ligada a prefeitura local, assim é possível mapear as pessoas da região e suas necessidades. É importante que todas as pessoas da região tenha o cartão do SUS, e para fazê-lo é muito simples, basta dirigir-se a UBS da sua região munido dos seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). Este cartão possui um número e/ou uma cor para identificar a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da qual as pessoas fara parte. O USO DO CARTÃO FACILITA A MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES E GARANTE O ACESSO A MEDICAMENTOS GRATUITOS.

Lembre-se o Cartão do SUS ou Cartão Nacional de Saúde é um documento gratuito que reúne dados sobre quando e onde você foi atendido em toda rede de saúde pública. Você também pode se cadastrar no CONECTESUS <https://conectesus.saude.gov.br/home>, realizar o seu cadastro para acompanhar todo seu histórico de saúde e ainda ter acesso a todos os serviços de saúde que você tem direito. Na UBS da sua região você irá receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, encaminhamentos para outras especialidades clínicas além do acesso a medicação gratuita.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um equipamento de complexidade intermediária com o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Na UPA você terá acesso a raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Procure a UPA em casos de urgência e emergência, ela fica aberta nos feriados e finais de semana quando a UBS está fechada. Na UPA você encontrará consultórios de clínica médica, pediatria, odontologia, serviços de laboratório e raio-x além dos leitos de observação para adultos e crianças.

Vale ressaltar que o encaminhamento para um hospital da rede do SUS, se dará quando o atendimento de saúde for especializado, de média ou alta complexidade, como cirurgias, tratamentos clínicos de acordo com cada especialidade. Antes de ser encaminhado para o hospital, é necessário ser atendido por uma UBS ou UPA.

Como você pode ver o SUS é plano de saúde completo que atende as diversas necessidades de saúde da nossa população. Precisamos desconstruir todos os preconceitos sobre o uso deste sistema, e fortalecer a importância dele para toda a nossa sociedade. O SUS é uma conquista maravilhosa, um direito garantido e necessário. 

Espero que a partir deste breve relato, você se sinta mais motivado (a), em fazer parte do grande grupo de pessoas que primam pela valorização do SUS, pelo seu fortalecimento e enriquecimento.

Fique a vontade para deixar seus comentários, sempre que dá leio e respondo todos. 

Saiba mais em:

Ministério da Saúde


Secretaria do Estado de Saúde – MG


SUS - Jairnilson Silva Paim


Nenhum comentário:

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...