26 de abr. de 2020

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE (PARTE 1)




A comunicação a distância já era praticada nos tempos de Sigmund Freud, quando ele já se comunicava com seus pacientes por carta. 

Os grupos de mútua ajuda começaram a distância, e na década de 90 tivemos atendimentos realizados por e-mail ou por telefone para pessoas acamadas ou em viagem. 

Hoje o que nós temos são as diversas plataformas virtuais que possibilitam a expansão deste trabalho.

Os conselhos que regulamentam as diversas profissões da saúde já estão autorizando atendimentos ON-LINE em seu rol de atividades, pois entendem que esta modalidade é necessária em diversos contextos. 

Por meio do teleatendimento é possível realizar consultas urgentes e pontuais, além de oferecer aconselhamento e orientação.

O atendimento online no Brasil ganhou força nos anos 2000, em 2012 foi criada a  primeira resolução para Orientação Psicológica, hoje, a psicoterapia online é amplamente aceita e difundida, além de ser regulamentada pela Resolução CFP 011/2018.

Os meios tecnológicos são na sua maioria muito seguros, e o atendimento remoto pode ser indicado para atender pessoas que moram em áreas rurais, imigrantes ou pessoas que estão fora do Brasil. 

Além de ser um meio importante para atender pessoas com limitações físicas, como por exemplo, as que usam cadeiras de rodas, as obesas, as que sofrem com pânico, TEPT e agorafobia.

Hoje a maioria das pessoas tem celular, e ferramentas como WhatsApp e Skype, que podem ser baixadas nos celulares e computadores, são fortes aliadas dos atendimentos remotos. 

Os atendimentos remotos podem ocorrer por meio de ligações áudio-vídeo, conversas telefônicas, canais de bate-papo ou ainda trocas de e-mails. No entanto o meio que oferece mais qualidade, sendo de longe análogo aos atendimentos presenciais, são os de áudio-vídeo. 

Associado a isto temos outra facilidade, os atendimentos podem ser ajustados de acordo com a disponibilidade do profissional e da pessoa a ser atendida.

A internet é um mundo de possibilidades, por isto é importante ficarmos atentos com a ética, direitos humanos e do consumidor, afinal, já que mesmo no ambiente virtual temos a obrigação de resguardar o sigilo, a privacidade e a segurança das informações.

Continuamos nossa conversa sobre este tema na parte 2, até lá. 

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