20 de jul. de 2021

Uma psicóloga na onda da Amway e da RENDA EXTRA!


Uma psicóloga na onda da Amway e da RENDA EXTRA!

Sou psicóloga é penso que muitos de nós, psicólogos (as), temos esta tendência ao empreendedorismo, o que é muito interessante. Já há um tempo surgiu em mim o interesse em aumentar a minha renda, devido à CRISE financeira gerada pela PANDEMIA-COVID19, e algumas experiências com pessoas me incentivando a sair da zona de conforto para ganhar mais dinheiro. Sou servidora pública, e sabemos a maioria de nós não ganha muito bem, e a clinica particular, devido a pandemia-covid19, ficou bem fraca. A princípio PENSEI em o que fazer a partir da minha formação e experiência profissional, como ajudar pessoas por meio de serviços significativos e ao mesmo tempo conseguir algum valor de forma legal e limpa, e lá vai eu pensar em serviços e produtos psicológicos relevantes ou outros serviços e produtos interessantes.

Esta necessidade pessoal me levou a pesquisar sobre *trabalho legalizado em casa*, como *ganhar dinheiro na crise*, como fazer *negócio para ganhar dinheiro online* etc. Me deparei com um mundo de possibilidades. Descobri que há diversos modelos de negócios, várias propostas de trabalho, que neste meio circula também as *falsas propostas* o *roubo de dados e de dinheiro*, dos menos avisados, ou seja, valeu fazer pesquisa, ainda que ela não tenha sido muito apurada, afinal fazer mudanças é algo muito sério, e devemos ter cuidado com a impulsividade ou a fantasia de ficarmos ricos de modo rápido e fácil. Afinal o mundo da *RENDA EXTRA* é mais profundo e complexo do que muitos imaginam. 

Bem, eu entendi que o primeiro passo era pesquisar e estudar sobre este mundo da *RENDA EXTRA*, que a princípio parece fácil, mas não é, mas é possível. Após breve pesquisa e estudos, decidi partilhar neste blog um pouco desta minha experiência e espero que ela ajude você que tem pensado sobre este assunto também. Afinal como toda trajetória profissional devemos mergulha no autoconhecimento pessoal e profissional, traças metas e objetivos, buscar ajuda de pessoas mais experientes, se familiarizar com o modelo de negócio e área escolhida, para iniciar a tão famosa RENDA EXTRA, além de uma boa aplicação de energia na trajetória empreendedora, e é claro, se possível fazer o que gosta e acredita.

Eu fui pesquisar sobre as *Empresas de Vendas Diretas*, uma delas é a Amway, mas ao final deste texto eu citei outras. Eu entendi que é necessário conhecer o modelo de negócio de cada empresa que está neste ramo, além de pensar bem se é este caminho mesmo que iremos traçar, não que não tenha volta, tem, mas é bem saudável investir energias, tempo e dinheiro no que a gente tem afinidade e acredita. No geral muitos dos que já trabalham com os produtos desta empresa garantem sua qualidade, alguns dizem *é simples ganhar dinheiro*, mas não é fácil pois é necessário identificação com a proposta da empresa e muito trabalho.

A AMWAY é uma *empresa de vendas diretas* que produz diversos produtos e serviços, atua em diversas partes do mundo com um sistema de trabalho denominado de *Network Marketing* ou marketing de rede ou multinível. É reconhecida internacionalmente como a maior empresa de *Network Marketing de vendas diretas do mundo*, possui mais de três milhões de distribuidores espalhados em diversos países.

Para se tornar um representante/distribuidor Amway, a pessoa interessada deve ser patrocinada por um outro distribuidor autorizado, ou seja assim que a gente se cadastra no site como *empresário aprendiz* eles já nos indicam para um representante/distribuidor da nossa região que muito rapidamente entrar em contato para orientar sobre o plano e assinatura de um contrato com a companhia. Uma vez preenchido e assinado o contrato de distribuição, ele será enviado à Amway do Brasil com sede em São Paulo, e assim a pessoa se torna um representante/distribuidor/consumidor dos produtos da Amway, tendo um cartão de identificação. Este contrato é uma espécie de *franquia individual*, sua renovação é anual e dá ao representante/distribuidor/consumidor o direito de encerrar esta parceira quando quiser sem qualquer prejuízo.

O representante/distribuidor não se torna um funcionário da Amway, e segundo a empresa ele possui liberdade para organizar-se e trabalhar de acordo com o seu ritmo, estabelecendo suas próprias metas. O que significa que a princípio o representante/distribuidor/consumidor Amway pode dedicar apenas algumas horas ao seu negócio ou trabalhar tempo integral. Bem, já descobri que na pratica não é bem assim, mas vamos seguir lendo.

A partir do momento em que a pessoa interessada torna-se representante/distribuidor/consumidor da marca deve fazer uma lista com nomes de pessoas de suas relações (parentes, amigos, conhecidos), oferecer-lhes seus produtos ao mesmo tempo que lhe apresentar o plano de negócios, também chamado de *a grande oportunidade de negócios Amway*. Trata-se, segundo a empresa, da oportunidade de se *obter segurança financeira em um prazo de dois a cinco anos*. Ao vender seus produtos através de uma rede de representantes/distribuidores/consumidores, recrutados através de mecanismos de persuasão e motivação.

Ou seja, a Amway é uma fábrica legalizada que vende produtos legalizados direto ao consumidor dando 5% desconto nos produtos comprados direto com eles, já para os interessados em ser representante/distribuidor/consumidor a captação pode ocorrer também através do cadastro no site da marca, a pessoa cadastrada se tornar uma espécie de *empresário aprendiz*, que estará sempre ligado a uma rede, e poderá adquirir os produtos da marca com até 30% de desconto para distribuir/consumir/vender. Ao se tornar uma *empresário aprendiz*, ou seja, representante/distribuidor/consumidor você poderá formar sua equipe de vendas, futuramente representantes/distribuidores/consumidores, e ganhar uma comissão para gerenciar esta equipe, é mais ou menos assim que vai se formando o que eles definem como marketing de rede ou multinível, ninguém fica sozinho, estão todos ligados.

A característica principal de empresas como este modelo de negócio é *vendas em rede*, e *seus vendedores* se tornam também *consumidores e distribuidores dos seus produtos*. Nossa mais eu tenho que consumir o produto que vendo? Sim! afinal você não pode vender um produto da qual não consumiria, isto indicaria que você não acredita no produto que vende. Ou seja, o representante/distribuidor/consumidor deve não só promover a venda desses produtos como *também atrair novos representante/distribuidor/consumidor para que se filiem à empresa*. Cada novo representante/distribuidor/consumidor ficará subordinado ao representante/distribuidor/consumidor que o trouxe à empresa, assim como os subsequentes trazidos por ele, e assim sucessivamente, vai se formando o *sistema de uma grande rede*.

Este *sistema de rede* é incentivado a participar de eventos anuais com caráter motivacional, encontros impressionantes, em lugares exuberantes, que por meio de diversas atividades fortalecem a doutrina da empresa e seu modelo de negócio, entre outros meios para alavancar nos seus representante/distribuidor/consumidor este desejo de uma vida prospera através deste tipo de trabalho ou modelo de negocio. Há também a construção de crenças de prosperidade e status por meio das ideologias transmitidas em toda esta rede, e um escalonamento social dentro da própria rede, que é o faz a gente sempre se lembrar da famosas pirâmides de riqueza (ilegais), onde quem está no topo ganhará mais e terá mais status e quem está na base, tipo faz um trabalho mais escravo. 

No entanto para esta empresa a Amway, este modelo de negocio, não é piramidal, é marketing multinível. Pois na estrutura e modelo existe esta escalonada de promoções e de ganhos baseados na meritocracia, empenho em relação as vendas, identificação filial com a doutrina dos negócios, compromisso com o consumo dos produtos da marca, um escalonamento por exemplo, expresso quando encontramos representante/distribuidor/consumidor nível bronze, prata, rubi, ouro e por fim diamante.

No geral, este modelo de negócio e estrutura não é interessante para mim, mas foi muito bem ter entendido a estrutura, pois pelo visto tem pessoas que se identificam com esta doutrina ou ideologia ou modelo de trabalho, e parece que se dão bem. Neste caso para mim valeu a lição da pesquisa, aprendizado e reflexão sobre meu ingresso no mundo da RENDA EXTRA ou EMPREENDEDORISMO.

Ressalto que para você que quer ingressar neste mundo, lembre-se é importante estudar as propostas, conhecer o mercado, entender seu próprio perfil profissional, avaliar se você tem um perfil mais empreendedor, se quer vender seus próprios produtos ou serviços, ou se tem interesse em vendas diretas, e por ai vai. 

No geral ficou a lição: prosperidade não vem de sonhos, sonhar sem metas e objetivos só geram frustração e desânimo, já que a tão sonhada prosperidade só é possível com muito trabalho, dedicação, associada a uma boa organização financeira e boas parcerias.

Quero enfatizar também, que trabalhar duro e com afinco é importante, mas sem deixar de lado, os cuidados com a saúde mental, física, social e espiritual, pois é este possível equilíbrio que fará com que a prosperidade seja completa e significativa.

No site da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas ABEVD {https://www.abevd.org.br} entidade sem fins lucrativos, criada, em 1980, para promoção e desenvolvimento de venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento com seus empreendedores independentes e consumidores finais, você encontrará informações sobre este mercado, além  de oferta de cursos, treinamentos e a apresentação dos modelos de negócio das empresas deste ramo. 

Lembre-se na internet, por exemplo no youtube, já existem canais de pessoas que estão neste ramo e partilham suas experiências, dando dicas bem interessantes. Ah! Entre as empresas de VENDAS DIRETAS ligadas ao conceito de RENDA EXTRA, temos além da Amway, a Herbalife, Yakult, Mary Kay, Avon, Natura, Jequiti, Embeleze, lá no site da ABEVD você encontrará mais nomes de empresas deste ramo. 

Espero que este post tenha sido útil para vocês, aguardo comentários. 

Referências usadas para compor o post

Quem é a Amway, a empresa que fez a Avon comer poeira

A circulação do discurso da Amway: do controle à prática discursiva

A dinâmica do marketing de rede: relações sociais e expectativas de um novo estilo de vida

Brasil é país foco de investimentos da Amway

História do marketing multinível e das pirâmides financeiras
https://jus.com.br/artigos/34002/historia-do-marketing-multinivel-e-das-piramides-financeiras

A circulação do discurso da Amway: do controle à prática discursiva
https://www.scielo.br/j/delta/a/CZNZCw3yrCLNXFYmvyYvZKF/abstract/?lang=pt

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpem se a gramática não está de acordo, podem sugerir correções são bem vindas😉

:")Peso Feliz * Emagrecimento Consciente e Saudável:")

Peso Feliz Olá lindezas (os), chegamos! No canal do youtube o curso gratuito sobre emagrecimento já está liberado é só acessar  Mônica Leit...